Uma vez que depois do Dia Mundial da Árvore (21 de Março), comemora-se o Dia Mundial da Água, a 22 de Março, a nossa escola resolveu celebrar estes dois temas com a preparação de actividades variadas, através da dinamização de ateliers como: pintura, teatro, escrita e jardinagem. As actividades representaram a continuidade da aposta, da escola, em iniciativas de carácter pedagógico que pretendiam não só proporcionar meios para que os alunos pudessem desenvolver a criatividade mas também sensibilizar para a importância de se poupar a água e cuidar das árvores (Floresta). Na verdade, estes dois temas estão relacionados e são muito importantes para a vida na Terra, pois, se sem água não há árvores, sem árvores não há oxigénio e sem água e oxigénio não há vida!
As turmas do segundo ano prepararam o atelier de teatro em que uma turma representou o tema da Árvore e outra o tema da Água. Os trabalhos finais são verdadeiras obras de arte. Todos os actores estão de parabéns pois são verdadeiros profissionais. A escola ficou mais florida e colorida com os ateliers de jardinagem e pintura, e os trabalhos escritos revelaram os escritores e poetas que vivem dentro de cada um.
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Estas actividades decorreram no período da manhã, mas de tarde estivemos a explorar a linda letra e canção de Carlos Paião "Uma árvore, um amigo!"
Aqui fica a letra da música.
UMA ÁRVORE UM AMIGO
Uma árvore, um amigo
que devemos bem tratar
um amigo de verdade
tão fiel como a amizade
que podemos cultivar.
Sabes que uma árvore
é um pouco de beleza
que protege a natureza
e purifica o nosso ar.
Dá-nos a madeira
e tanta coisa que fascina.
A cortiça ou a resina
mais a fruta no pomar.
Oh! Vamos fazer uma floresta
vem, plantar amigos uma festa
tão rica e modesta
vamos semear
uma árvore, um amigo... (refrão)
Sabes que uma árvore
é um bem de toda a gente
Não estragues o ambiente
não lhes sujes o lugar.
Vamos, vamos, vamos
defender a nossa vida
que uma árvore esquecida
pode às vezes ajudar.
Sim, vamos fazer uma floresta
Vem, plantar amigos uma festa
tão rica e modesta
vamos semear.
uma árvore, um amigo... (refrão)
Teatro "A árvore"
Narradora: Menino , Árvore , Raiz , Caule , Folha , Flor e Fruto
ACTO ÚNICO
Cena I
NARRADORA (de um canto do palco, fala à plateia, enquanto entra a ÁRVORE e se coloca no centro do palco): Mariana, preocupada com as lições que aprendeu na escola, deitou-se à sombra de uma macieira e adormeceu. No seu sonho aconteceram coisas interessantes. Havia até uma árvore que falava. Vamos conhecer o sonho da Mariana? Então, vamos ficar quietinhos para não a acordar.
A MENINA encosta-se à árvore e, em posição relaxada, adormece.
ÁRVORE (para a MENINA): Por que é que estás tão pensativa?
MENINA (leva um susto): Quem está aí? (levanta-se)
ÁRVORE – Sou eu.
MENINA (olhando para todos os lados, assustado): Eu, quem?
ÁRVORE – Sou eu, a macieira. Estou a fazer sombra para que tu penses melhor sobre as lições de casa.
MENINA – Como é que tu sabes que eu trouxe trabalho da escola?
ÁRVORE – Ora, todos os meninos que estudam trazem deveres para casa...
MENINA (pensativa): É... Eu estou muito preocupado...
ÁRVORE – Preocupado? Com quê?
MENINA – Com o assunto que a professora explicou hoje na escola.
ÁRVORE – Sobre o quê? Talvez eu possa ajudar...
MENINA – Tu?! (pára e pensa): Pensando bem, até és a mais indicada para isso.
ÁRVORE – Eu? Porquê?
MENINA – Porque é exactamente sobre a árvore.
ÁRVORE – Ah, sim... então tens razão. O que queres saber sobre a árvore?
MENINO – Tudo! (baixa-se e, enquanto fala, ergue-se aos poucos – mímica do nascimento da árvore) - Como nasce... Como cresce... E como fica bonita, assim como tu.
ÁRVORE – Está bem. Vou-te contar a minha história. Certo dia, o teu pai cavou a terra e colocou lá uma sementinha de castanheiro...
MENINA – E deixou-a assim?
ÁRVORE – Não! Deixa, que eu explico; assim tu poderás plantar uma árvore, também. O teu pai cobriu a sementinha com terra, para me proteger. Aí, eu comecei a germinar... uns dias depois.
MENINA – Mas ninguém cuidou de ti?
ÁRVORE – Sim. Todos os dias o teu pai vinha regar-me e observar o meu desenvolvimento.
MENINA – Mas para que é que tu precisas de água?
ÁRVORE – Como tu precisas de água para beber e de te alimentares, eu também preciso.
MENINA – O que é que tu comes?
ÁRVORE – A minha comida é bastante diferente da tua... Alimento-me de água e sais minerais. Bem, vou apresentar-te as partes que compõem o meu corpo. Assim poderás entender melhor.
Cena II
A ÁRVORE sai e entram as partes dela, que se colocam nas seguintes posições
(em fila, uma trás das outras):
RAIZ – de cócoras, braços relaxados e cabeça baixa;
CAULE – de joelhos, cabeça baixa, em posição erecta;
FOLHA – de pé, com os braços abertos lateralmente e com as mãos caídas;
FLORES – de pé, braços abertos em “V”, mãos caídas;
FRUTOS – de pé, braços para cima.
MENINA – Quem vem primeiro?
RAIZ – Sou eu, a raiz.
MENINA – O que tu fazes?
RAIZ (levanta a cabeça): Eu retiro da terra certos alimentos que dão força à árvore e a fazem crescer. Água e sais minerais! (baixa a cabeça).
MENINA – E tu? O que fazes?
CAULE (levanta a cabeça): Eu sou o caule. Eu levo o alimento para as outras partes da planta. Também seguro os ramos com as suas folhas, flores e frutos. (baixa a cabeça)
MENINA (apontando): E tu ?
FOLHA – Eu sou a folha. É por mim que a planta respira.
MENINA (sorrindo): Então, tu és o nariz da árvore?
FOLHA – Mais ou menos isso.
FLOR – E eu sou a flor.
MENINA – Ah, já sei! Tu enfeitas o vaso da minha casa...
FLOR – Sim, eu enfeito o vaso da tua casa. Mas a minha maior função é a de criar frutinhos que tu vais saborear e que darão novas árvores.
FRUTO – Eu sou o fruto e muito gostoso. É de mim que o teu pai fará nascer outro castanheiro. É a semente de que a árvore te contou.
RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR e FRUTO (em coro):
Agora que tu já sabes
as cinco partes da planta,
poderás estudar a tua lição
sen nenhuma preocupação.
Cena III
Saem as partes da planta e retorna a ÁRVORE.
ÁRVORE – Como é, gostaste de me conhecer?
MENINA – Muito! Nunca pensei que tivesses isso tudo.
ÁRVORE – Como tu agora já aprendeste, deves contar aos teus amiguinhos que a árvore tem vida e que sentimos muito quando vocês nos maltratam, cortando os nossos frutos ainda verdes, arrancando nossas folhas inutilmente... ou partindo os nossos ramos por maldade.
(A MENINA encosta-se sob a ÁRVORE e volta a adormecer).
Depois de algum tempo, a ÁRVORE deixa cair uma flor sobre o MENINO
e este, assustado, desperta.
MENINA – Não, não fui eu quem te arrancou esta flor, dona Árvore! (Observa, algo surprendido...) :- Mas... por que será que a árvore não respondeu? (pensa): - Será que eu sonhei? Mas que sonho agradável! (vai saindo): Agora vou poder estudar melhor.
(Olha para a platéia): - Tchau! (e sai)
F I M
1 comentário:
Olá, meninas e meninos da turma D!
A comemoração do "Dia Mundial da Floresta" e do "Dia Mundial da Água" foi fantástica, porque todos se empenharam, com entusiasmo, nas diversas actividades. Todos conseguiram ser "pintores", "actores", "jardineiros" e "escritores" e quando todos se esforçam, com alegria, para darem o seu melhor na realização de cada actividade, todos se sentem felizes. Foi num ambiente de alegria que aplicámos e aprofundámos os conhecimentos, tornando a nossa Escola mais bela! Aprender assim é maravilhoso! Vocês estão todos de PARABÉNS!
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